Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Um "cheirinho" do Montejunto Trail 2014 - Fotos


Vai ser apenas um "cheirinho" da prova, só para deitar cá para fora "algumas coisas" :) e sobretudo partilhar com a malta umas quantas fotos :)
Prova dura, muito dura!
Só para se perceber o sobe e desce constante ao longo de 22 kms, vamos olhar para a altimetria:
Pois, até pode não parecer muito, mas se reparamos melhor partimos de uma altitude abaixo dos 100m, ultrapassamos os 600m e na maioria da prova andamos acima dos 300m. Uma subida acumulada de 1010 metros e uma descida acumulada de 860 metros.
Sim, as subidas depois dos 6kms e depois dos 13kms foram muito dificeis, mas para mim o mais dificil foi a descida acentuada depois dos 16kms. Os joelhos e os tornozelos a reclamarem descanso e ao mesmo tempo a terem de trabalhar intensamente.
O mais importante: prova superada! Belo convivio com o Zé e com a Sofia! E foi uma bela viagem por Montejunto!

Chegados a Pragança - Local para deixar o carro, levantar o dorsal e apanhar o autocarro para a partida em Abrigada.

Ainda em Pragança. Boa disposição depois de uma bela viagem de carro à procura de Montejunto e de Pragança!

Em Abrigada, prontos para a partida!

1ªsubida a valer, por volta dos 3kms.

A subir, pronto para "furar" o nevoeiro.

Percurso bem sinalizado, com fitas vermelha e amarela!

Já por cima das nuvens, avistava-se a grande subida (por volta dos 6 kms) . Reparem nas "formiguinhas" por cima da árvore.

Sofia e Zé em grande forma! Obrigado por terem esperado por mim antes do inicio da subida :) Teve mais piada fazer esta subida acompanhado :)

Á direita tínhamos este cenário!

"O je nas nuvens"

Reparem nas turbinas eólicas sobre as nuvens. Belo cenário!

Depois de contornada a encosta, continuava a subida!

Era "só" chegar ali acima e 8kms ficavam feitos!



O "trio maravilha" no alto de Montejunto!

O je na montanha!
A passarmos por umas ruínas.


Por volta dos 10 kms o Zé e a Sofia apressaram o passo e fizeram muito bem. Eu é que não estava com "combustivel" para ir naquelas velocidades :)
Um pouco de sombra das árvores. Soube tão bem!

Aos 13 kms voltámos a subir.

Subida nada fácil!
Vista da serra de Montejunto e algumas localidades ao fundo.

Depois da subida, encontrámos uma grande pedra com indicação de trilhos da montanha.

Mais uma selfie. Grande vista daqui. Pragança era já ali em baixo, mas afinal ainda faltava 6 kms.


Uma descida muito lixada depois dos 16kms. Ingreme, caminho muito estreito e muitos obstaculos pelo caminho. Muito importante a atenção!

Uma bela flor a presentear os aventureiros "perto" do final da prova!


A caminho da meta!
Conto ainda colocar mais uma ou duas fotos (que já aqui estão) da chegada a Pragança. Tivemos o Amigo Ricardo a felicitar-nos na chegada e a tirar umas fotos ao pessoal :)

A chegar à meta! Ao fundo vê-se uma parte da montanha!

Grande Team!

Grande aventura!



10 comentários:

  1. Boas Joel, bem vindo ao Trail....esses desníveis em "apenas" 22km já é bem durinho sim senhor. Parabéns À "tripla" maravilha....belas fotos, gosto especialmente dessa com as eólicas num meio das nuvens.
    Tb tenho alguns "problemas" com descidas acentuadas....espera mais um ou dois dias....vais ver como ficam os músculos anteriores das coxas...hehehe.
    Abraço

    P.S. A Sofia tem uma mochila igual à minha!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos.
      Fiz o ano passado a estreia em trail no Trail de Sesimbra (20 kms), não foi "pera doce" mas este foi mais duro, com subidas e descidas constantes, com poucos "espaços para descansar".
      Por acaso hoje sinto-me melhor do que esperava :) umas dores musculares mas apenas o normal :)
      Força para as próximas provas e força para as iniciativas solidárias :)
      Abraço

      Eliminar
    2. hmmm é a Sofia que tem uma mochila de homem ou... :)

      Eliminar
    3. Então a mochila foi certamente uma boa escolha, apesar de me ter roçado no pescoço!
      E sim ... Surrupiei-a ao Rodrigo! :) O que é meu, é meu, o que é dele é nosso!

      Eliminar
    4. Belas fotos, bela prova e ainda bem que não fui!
      Ainda não tenho pedalada para estas coisas.
      Quanto à mochila, Ó Sr. Carlos, mochila verde? Nahhh.
      Já é segunda mulher que se queixa dessa mochila e por essa razão, deve ser corte masculino...
      Boas provas e treinos.

      Eliminar
    5. As coisas que se fica a saber: afinal há mochilas de trail com corte masculino! LOL
      JNR: Obrigado. Epá eu também não tenho pedalada para isto, não sabia no que me estava a meter. Demorou-se mais mas fez-se :)
      A minha lógica (se é que que existe lógica nisto) é não fazer em trail uma distância superior à que faço em estrada. Até agora, o máximo que fiz em estrada foram 25 kms, logo pelo menos este ano não conto me meter em trails superiores a essa distância :) E há que contar que cada km em trail demora-se muito mais a percorrer :)
      Bons treinos e boas provas!

      Eliminar
  2. Grande foto reportagem Joel. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Grande aventura e belo convivio :) Vocês contribuiram para tornar a experiência ainda melhor :)
      A viagem de ida para lá foi espectacular :) Todos os caminhos vão dar a Pragança :)
      Na viagem de regresso o pessoal já vinha mais do que moído, o que é natural depois de tanto sobe e desce e de tantos kms nas pernas :)
      Abraço

      Eliminar
  3. O teu texto e fotos só me fazem reviver com mais intensidade a manhã de ontem. Há imagens que não saem da cabeça... Obrigada pela companhia e desculpa ter começado a andar mais depressa! Só que a partir de certa altura, queria era despachar-me e terminar!
    Foi muito giro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou repetir-me mas é bom lembrar : Grande aventura e belo convivio :) Vocês contribuiram para tornar a experiência ainda melhor :)
      Não tens nada que pedir desculpa. Cada um tem o seu ritmo e para mim era natural a dada altura ires embora. Seria natural :) Eu é que agradeço terem me acompanhado na maior subida da prova, tornou aquilo mais engraçado :)
      Rodrigo: a rapariga chegou mais tarde a casa pois os colegas de viagem demoraram quase 4 horas a fazer os 22 kms! "Umas tartarugas do trail"! Podes passar a mensagem :)
      Bons treinos e boas provas!

      Eliminar