Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A minha primeira Maratona!


Ora bem, como devem calcular este post é especial para mim. Daí a sua extensão, e por isso ficou desde já o aviso feito...

No dia 6 de fevereiro de 2013 escrevi aqui no blog acerca do meu principal objetivo desportivo. No passado domingo cumpri esse objetivo! Quem diria que em 2 anos e meio eu passaria de alguém a dar os primeiros passos na corrida a:

 M-A-R-A-T-O-N-I-S-T-A!

Mas começando do início...

A DEDICATÓRIA

Na véspera da prova desvendei, também aqui no blog, algo que já tinha preparado há algum tempo. Como faço parte da secção de atletismo dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos, normalmente é a camisola do "clube" que uso nas corridas. Na semana que antecedeu a maratona, surgiu a questão dentro do nosso grupo do blog sobre que camisola levar no dia da estreia nesta distância mítica. Eu, já com tudo planeado e com a t-shirt personalizada já bem guardada em casa, tentei sempre desviar o assunto e quando tal não foi possível disse apenas que tinha uma t-shirt que tinha preparado para a ocasião.

Ora, para uma prova especial, uma dedicatória especial. E para a concretização do meu principal objetivo, a quem mais poderia dedicar esta prova senão a alguém de quem sinto falta todos os dias desde há 11 anos atrás...

Mãe, esta foi inteiramente para ti!







DIA 06 DE OUTUBRO DE 2013





06:20 - Toca o despertador
06:40 - Pequeno-almoço: Esparguete com clara de ovo cozido. Mnham-Mnham! :)
07:00 - Camisola vestida, calções vestidos, fita colada nos pés, meias calçadas, ténis calçados (a despedida em provas dos meus Nike Lunarglide 4+), vaselina no peito, pensos também, homemade gel pronto, telemóvel e headphones preparados, ... All set!
07:10 - Desculpem lá, mas tenho que partilhar o SMS que recebi. À conta dos problemas....hum... intestinais de um dos membros deste blog que ia participar na 1/2 maratona, recebi a seguinte mensagem no meu telemóvel:
"Pessoal, eu sei que estão preocupados mas... Já "fiz""
Sem comentários...
07:15 - Chegou o Rui à porta de minha casa para me dar boleia até ao Parque das Nações.
07:40 - À hora combinada encontrámo-nos com o Pedro em frente à agência CGD (onde mais poderia ser...)
07:57 - Apanhámos o autocarro 728 da Carris rumo ao Cais do Sodré. Nesta altura ainda andava tudo sorridente. Mal sabiam no que se iam meter...
08:40 - Apanhámos o comboio na estação do Cais do Sodré até Cascais. Aqui aconteceu a única falha que eu aponto à organização (terão havido outras, mas a mim a que me afetou foi apenas esta). Mas quem foi o iluminado que resolveu dizer que, mediante a apresentação do dorsal, seria GRATUITO viajar nos transportes públicos em Lisboa?? Foram 50 cêntimos para a CP, só pela emissão de uma porcaria de um cartãozito para que se pudesse passar os torniquetes para apanhar o comboio... Borraram a pintura desnecessariamente, e obrigaram vários atletas a chegar em cima da hora porque não conseguiram apanhar o comboio que queriam até Cascais. Enfim...
09:00 - O facto que, na minha opinião, marcou decisivamente o dia. Comi uma das duas coisas que tinha levado para comer entre o pequeno-almoço e o início da prova: uma barra energética. Já lá vamos às consequências.
09:30 - Chegada a Cascais.
09:50 - WC. Sim membro-não-identificado-deste-blog-que-mandou-o-SMS-esta-manhã, eu também "fiz" antes da corrida!

A PROVA

Antes de começar a prova, o pequeno grupo que se juntou (eu, o Rui, o Pedro e mais 2 amigos dele) decidiu tirar umas fotos para a posteridade. Esta foi tirada a 5 minutos do tiro de partida. Estava tudo bem disposto e sem dores... ainda.


Um minuto antes da partida, o Rui tirou esta:


Às 10:05 soou o tiro de partida, e lá longe (pois ficámos na cauda do pelotão) vimos os quenianos a desaparecer rapidamente em direção à Av. Marginal... Foi a última vez que os vi! :)

Os primeiros quilómetros foram bastante fáceis. Fomos todos juntos durante algum tempo, com um ritmo bastante estável. Mas de repente... comecei a sentir-me mal disposto. Continuei no mesmo ritmo, mas logo a seguir vieram os vómitos. Abrandei um pouco o ritmo, mas não parei, e fui ficando um pouco mais para trás em relação ao grupo inicial. Vi o Rui e o Filipe na frente, logo seguidos pelo Pedro e o amigo dele, e consegui manter sempre o contacto visual com eles durante bastante tempo. Em Oeiras, à passagem do jardim, tinha um atraso de menos de 1 minuto em relação a eles (cronometrei quando os vi a dar a volta de regresso à Av. Marginal), mas o ritmo ia abrandando na mesma proporção em que o incómodo que o estômago me dava aumentava.

À passagem dos 21 Km o tempo de 02h:09m dizia-me que o objectivo das 4h:30m seria exequível. Mas também me avisava que estava com uns 6 minutos, ou um quilometro, de diferença em relação ao ritmo que tinha treinado nos últimos meses. O problema estava desde há muito identificado e as consequências bem visíveis. O raio do estômago estava a ganhar a luta e eu pouco podia fazer... Entretanto, perdi o rastro aos meus companheiros.

Durante a corrida, foi notório todo o tipo de problemas que podem surgir numa prova desta exigência. Vi corredores com cãibras logo nos primeiros quilómetros, vi corredores a serem assistidos com soro (desidratação é mesmo um perigo sério), vi corredores a sentarem-se e até deitarem-se no chão com o cansaço, vi corredores a vomitarem tudo o que tinham para deitar cá para fora... Enfim. Valeram duas coisas extraordinárias: outros corredores que interrompiam as suas provas para ajudar quem precisava (vi dois casos) e também o facto de andarem sempre motas/moto4/ambulâncias sempre de trás para a frente à procura de pessoas que necessitassem de cuidados médicos. Ponto muito muito positivo para a organização da prova. Só isso já dá para uma pessoa se sentir apoiada no caso de surgir algum imprevisto.

Todas estas situações, e a minha própria condição nesta altura da corrida (difícil, apesar de suportável) deram para eu me aperceber que me tinha preparado convenientemente para a Maratona. E garanto-vos que o facto de ter feito a minha preparação nos treinos longos quase sempre sozinho ajudou-me e MUITO a completar a prova. A nível psicológico é claro. Trinta e tal quilómetros de batalha contra mim próprio só puderam ser superados com esse treino. Esta é a minha convicção, olhando para trás.

Mas voltando à corrida, até à passagem pelos 32 Km a degradação do meu ritmo foi notória, até que finalmente tive que começar a andar... Foi aqui que percebi que o planeamento tinha (quase) todo ido para o galheiro! Agora seria uma corrida de sacrifício, de dor e de resistência. Fui tentando retomar a passada, mas só passado algum tempo é que a má disposição passou. Ainda assim, tratando-se do aparelho digestivo, o que não sai por um lado sai pelo outro... E se antes me queixava do estômago, agora era a barriga que me tramava.

Sempre em esforço, não propriamente das pernas, fui alternando corrida com caminhada. Cheguei a passar pelo Filipe ao Km 36, mas pouco depois não aguentei mais e tive mesmo que me servir de um dos WC's que a organização disponibilizou para estas situações. O Filipe passou-me aí e só o voltei a ver no final.

Após ter resolvido o problema, ou pelo menos aumentado um pouco o meu bem-estar, tentei retomar a corrida a um ritmo que não me envergonhasse, mas só o consegui fazer nos últimos 3 Kms. Só depois de entrar no "perímetro" do Parque das Nações é que Aquele boost de energia bateu bem forte e lá fui eu até receber...

O PRÉMIO!!

Desde o início desta aventura, quando assumi este objetivo, que sempre disse que me imaginava a cortar a meta com os meus filhos. Era um daqueles momentos que eu queria mesmo que acontecesse, independentemente de como a prova se desenrolasse.

Foi perfeito. Foi inesquecível. Foi exactamente o que sempre desejei.

À passagem do Km 39 toca o telemóvel. Fiz a prova com a minha playlist a "bombar" no leitor de MP3 do meu telemóvel, e nesta altura a minha mulher ligava-me:
"Onde estás?"
"Faltam 3 Kms"
"Eu já estou aqui! Vou só procurar um sítio sem grades..."
"Ok!!"
Sorriso de orelha a orelha. Tive nesta altura Aquela injeção de adrenalina que precisava. Já imaginava como seria o final. Pensei na minha Mãe. Agradeci-lhe, dediquei-lhe novamente esta prova e soube que ela se iria orgulhar de mim.

Depois... depois foi correr até aqui:


Só tenho pena de não estar disponível o vídeo da minha chegada no site da organização...

OS AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, à minha mulher. Mesmo sem perceber o que faz alguém submeter-se a este tipo de sofrimento, mesmo sem compreender o que motiva estas maluqueiras, sempre me apoiou. Sempre me deu espaço, e tempo, para treinar tomando para cima dela o peso de tratar de dois sacaninhas irrequietos que nos fazem dormir mal há 4 anos seguidos. Obrigado AMOR! Obrigado pelo apoio, e MUITO OBRIGADO pelas massagens depois da prova!! ;)

Aos meus filhos, que juntamente com a minha mulher, me proporcionaram um final inesquecível nesta minha estreia. Qualquer dia, se eles se interessarem por isto, espero estar com eles na sua estreia também...

Aos meus companheiros de treino que, semana após semana, estiveram comigo até este dia. Sem vocês isto não teria a mesma piada.

À organização da 1ª Edição da Rock 'n' Roll Lisbon Marathon, que me proporcionou uma estreia muito muito boa! Para o ano que vem, lá estarei outra vez...

Ao pessoal da secção de atletismo dos SSCGD, que dão sempre todo o apoio para estas coisas. Fazem um trabalho excelente!

O FUTURO

Objetivo traçado, objetivo cumprido! E agora?
Agora, sei muito bem o que vou fazer.
Para o ano que vem quero fazer a Maratona de Lisboa em Outubro e a do Porto em Novembro.
Para o ano que vem quero bater as minhas melhores marcas pessoais nos 5 Km, 10 Km, 15 Km, 21 Km e 42 Km. Parece complicado, mas na realidade não é um objetivo assim tão ambicioso. Os meus recordes são modestos e por isso bastante fáceis de bater:
- 5 Kms: 00h 25m 46s
- 10 Kms: 00h 55m 00s
- 15 Kms: 01h 28m 26s
- Meia Maratona (21,1 Kms): 2h 12m 29s
- Maratona (42,2 Kms): 5h 00m 27s 

Se conseguir fazer as duas maratonas que pretendo fazer em 2014, então de 2015 para a frente será a Maratona de Lisboa (será a prova em casa) e uma maratona no estrangeiro todos os anos, e melhorar os tempos sempre que puder. Tudo isto obviamente a desfrutar ao máximo do que a corrida nos dá: amigos, prazer, saúde...

Para finalizar, que isto já vai longo (eu avisei!) deixo aqui um episódio engraçado que presenciei no domingo passado:
Mais ou menos no Km 40 passei por uns "velhotes" que também estavam na sua estreia na maratona:
- "Epá, mas isto não acaba??!"
- "Tá quase!..."
- "Nunca mais me meto numa destas... Chiça!"
Entretanto aparece um rapaz que lhes disse:
- "Isso é o que vocês dizem agora. Amanhã já vão pensar na próxima!"
Ao que os "velhotes" responderam:
- "Já ouvi dizer que isso é assim, não é? Pronto... então está bem... eheheh"
Sorri.
E eu que já dei por mim a pesquisar o calendário das maratonas lá por fora...



Conclusão: a minha mulher é que tem razão: "és um maluquinho da corrida!!"





8 comentários:

  1. PARABÉNS pelo objectivo alcançado! Poderás ser "um maluquinho da corrida" mas tens muito juizo!
    Belo texto!
    Trabalhaste e treinaste muito para ser possivel percorrer uma Maratona e tiveste grandes recompensas. Muito merecido!!!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias!! Lembra-te do que disseste hoje: em 2015 és tu! :)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Parabéns maluquinho da corrida! Já a pensar em duas Maratonas para o ano, com 1 mês de intervalo entre as duas??! Chiça! :)
    Essa foto com os filhos à chegada está um espectáculo, imagino a emoção.
    Boa recuperação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, se for sem grandes objetivos e gerir bem o esforço acho que é possível... Espero eu! :)
      Ontem já voltei a correr uns 6 Kms para não ficar parado e hoje já me sinto recuperado...
      De facto, a lágrimazita apareceu ao canto do olho... admito.
      Obrigado!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns MARATONISTA Ricardo. É mesmo isso. Esta está feita, por isso, há que pensar já nos próximos objetivos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago!
      Para o ano lá estarei novamente, e espero que tu também!
      Abraço

      Eliminar
  4. Parabéns Pá... podes-me indentificar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PESSOAL: ESTE FOI O ARTISTA AUTOR DO SMS!!!

      Considera-te identificado!!

      Eliminar