Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Treino Duatlo #1

Defini, no final de 2011, que um dos objectivos para este ano era atingir um ponto de forma que me permitisse participar, em Janeiro de 2013, no Duatlo do Jamor. Ora esse momento está a chegar e, sinceramente, sinto-me em forma para abraçar esse objectivo. Estou confortável a correr e cada vez melhor em cima da bicicleta, pelo que chegou a altura de começar a treinar para essa prova.
Estando de férias, tive uma oportunidade para treinar as distâncias do Jamor (5 kms a correr, 14,5 kms a pedalar, 2,5 kms a correr). Desenhei uns percursos perto de casa e lá fui.
A primeira parte de corrida correu bem, como esperava. Mantive um bom ritmo, a rondar os 5 min/km, sempre com o cuidado de não ficar demasiado cansado. Não fiquei.
Troquei para a bicicleta e fiz-me à estrada. Como esperava não senti as pernas muito pesadas, mesmo em subidas longas, o que foi bom. Também consegui impor um ritmo bom, com média de 19 km/h e, mais uma vez, terminei bem, confortável e não muito cansado.
Vinha agora a parte mais difícil. Em alguns testes que tinha feito no ginásio, a última parte da corrida era sempre penosa. Tinha ainda 2,5 kms para fazer e não sabia como as pernas iam reagir a essa transição. Mas reagiram bem, para mina surpresa. Nem dores, nem sinais de cansaço, nada. De tal modo que consegui novamente manter um ritmo a rondar os 5 min/km, o que é muito bom.
 
 
Não controlei o relógio do início ao fim, mas somando estes tempos às transições - que terão demorado 6 ou 7 minutos cada (é lento eu sei, mas também não vou lutar pelo primeiro lugar...) - terei feito algo como 1h35m, mais coisa menos coisa, o que é muito bom para uma primeira experiência.
 
A rever:
- As transições, claro... "Perder" mais de 10 minutos é impensável!
- Os calções. Da próxima vez tentarei correr com os calções almofadados de BTT, para ver se são confortáveis. Desta vez, no conforto da garagem, pude dar-me ao luxo de trocar para calções de ciclismo e, depois, de corrida. Na prova isso não pode acontecer, claro.
- O percurso a pedalar tem boas subidas, mas também tem boas, e longas, descidas. Creio que passei muito tempo sem pedalar. É claro que as descidas servem para descansar as pernas, o que é bom, mas parece-me que este trajecto que desenhei para esta vez tem demasiado tempo a descer. Além de que a prova é de BTT e não de estrada, o que obriga a outro tipo de esforço. Tenho de encontrar trilhos aqui perto de casa.
 

1 comentário: