Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

GP Olival de Basto

Depois de estar afastado das corridas deste os tempos de escola - excepto para correr atrás de uma bola, claro! - fui convencido a participar numa prova de atletismo. Tinha a vantagem de ser perto de casa e de ser curtinha - 5 quilómetros - o que para mim, um iniciante nestas andanças, era suficiente. É certo que desde há uns meses para cá me considero numa forma física razoável, mas uma coisa é fazer 50 ou 70 kms de bicicleta, outra coisa é correr 5 kms... É que na bicicleta, nas descidas, descansa-se!
Adiante. Acompanhado do Ricardo lá fui, mas com um misto de emoções. Por um lado estava com algum receio, pois não fazia ideia do que seria capaz de fazer, mas por outro gosto da competição e de novos desafios. Porém, já com o dorsal colocado - que stress!! - comecei a sentir-me um pouco deslocado... Já participei em várias provas de BTT e no aglomerado da partida não se consegue distinguir quem pedala muito ou não. Pode ter-se uma bicicleta da três mil euros, capacete, sapatos e equipamento topo de gama, mas ainda assim pedalar menos do que o tipo ao nosso lado que tem material da Decathlon. E isso só se percebe quando a prova começa. No atletismo não. Ainda o sinal de partida não tinha sido dado e eu já tinha conseguido avaliar quem corria a sério e quem só estava ali para... correr! Era o meu caso.
A prova consistia em duas voltas de 2,5 kms ao percurso. Como combinado, o Ricardo fez toda a prova comigo. O primeiro km foi terrível, pois o entusiasmo fez-nos correr a um ritmo demasiado elevado. Depois acalmámos um pouco, até ao final da primeira volta, mas por volta do Km.3 já começa a sentir algum cansaço. Os últimos 700 metros foram mesmo muito penososo e não soubesse que a meta estava à vista teria parado. Ao diminuir o ritmo "soltei" as rédeas ao Ricardo que arrancou para um sprint final, e quando arrancou... arrancou mesmo. Em 100 metros ganhou-me logo uns 10 metros de avanço... Ainda assim só tenho a dizer coisas boas, pois cumpri todos os meus objectivos: não fui o último a cortar a meta; fiz toda a prova a correr; e fiz menos de 30 minutos. Bem bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário